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Aula 02 – Mídia Impressa Jornal

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MÓDULO 02

Mídia Impressa: Jornal

Trilha de aprendizagem e recursos dessa aula

A TECNOLOGIA QUE POSSIBILITOU O SURGIMENTO DO JORNAL.


Johann Gutenberg inventou o processo de impressão com caracteres móveis, a tipografia. Nascido, em 1397, da cidade de Mogúncia, Alemanha, trabalhava na Casa da Moeda onde aprendeu a arte de trabalhos em metal. Em 1428, Gutenberg parte para Estrasburgo, onde fez as primeiras tentativas de impressão. Em 1450, Johann Gutenberg criou a imprensa, inaugurando a Era do Jornal Moderno, essa tecnologia permitiu pela primeira vez na história, produzir e reproduzir volumes e impressos.

A partir do século XVII, surgem jornais semanários na Europa e com grande força na França Alemanha. Depois do Iluminismo e da Revolução francesa, surge uma nova visão intelectual de mundo e de formação de direitos do homem, que de alguma forma extrapola nos jornais. E após a Revolução Industrial é inventada as impressoras a vapor, possibilitando uma impressão de periódicos em grande escala e em menor tempo.

Aos poucos a publicidade foi entrando no veículo jornal, ajudando a baixar o preço final do exemplar e fortalecendo o jornal como um veículo profissional e comercial. Na metade do século XVII os jornais se tornaram publicações frequentes e periódicas, além de focalizar assuntos mais locais. No século XIX transformaram-se no principal veículo de divulgação e recebimento de informações. Nos anos 20 o jornal passou a “concorrer” com o rádio, obrigando os editores a criar novos formatos e conteúdos, para torná-los mais atraentes.

Passada a grande fase do rádio, o jornal enfrentou outro grande concorrente, a televisão, que fez com que houvesse uma queda brusca de vendas. Mas todos esses desafios serviram para que se modernizassem, sendo criadas matérias coloridas, curtas e objetivas assim como nas atrações oferecidas pela TV. Mesmo com o rádio, televisão e a internet os jornais não perderam a sua importância.

Vantagens e desvantagens do meio Jornal

Vantagens

– Flexibilidade / Oportunidade: Permite aproveitar momentos oportunos e veicular anúncios de um dia para o outro.
– Público qualificado: Um leitor de jornal tem mais probabilidade de ser mais instruído e consequentemente ter uma renda mais elevada do que as pessoas que não lêem jornal.
– Alta credibilidade: É um meio considerado referência de informação.
– Bom para uso regional ou local: A maioria dos jornais são regionais, o que permite uma comunicação mais próxima com mercados-alvos.
– Mais informações: Oportunidade de fornecer informações mais detalhadas ao consumidor sobre o produto.


Desvantagens

– Vida útil curta: Dura um dia, ao contrário de uma revista.
– Desafio em despertar a atenção do leitor: O anúncio concorre com um sem número de informações.
– Maior parte do jornal é preto e branco: Hoje em dia os grandes jornais possuem maior quantidade de páginas coloridas, o que gera novos desafios.
– Baixo nível na qualidade de reprodução: Se comparado com uma revista, por exemplo.
– Baixa freqüência: Quantidade de vezes que uma pessoa é atingida por uma mensagem publicitária em um certo período de tempo.
– Audiência Moderada: Pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Termo aplicado tanto para definir as pessoas que ouvi determinada emissora de rádio como as que assistem a determinado canal de televisão ou lêem determinado título de jornal ou revista.

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