CURSO MÍDIAS OFF-LINE

Aula 05 – Mídia Eletrônica Televisão

MÓDULOS CONCLUIDOS: 01, 02, 03, 04
60%

MÓDULO 05

Mídia Eletrônica: Televisão

Trilha de aprendizagem e recursos dessa aula

A história da Televisão

Televisão (do grego tele distante e do latim visione visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho, o televisor, que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão.

O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som. A história da televisão deve-se a grandes matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exatas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens a distância e foi com o invento de Alexander Bain, em 1842, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), atualmente conhecido como fax.

Em 1817, o químico sueco Jons Jakob Berzelius descobriu o Selênio, mas só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o Selênio possuía a propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta pôde-se formular a transmissão de imagens por meio de corrente elétrica.
Em 1884, o jovem alemão Paul Nipkow inventou um disco com orifícios em espiral com a mesma distância entre si que fazia com que o objeto se subdividisse em pequenos elementos que juntos formavam uma imagem.

Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica, ou seja, um sinal elétrico. Em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema empregava a exploração mecânica de espelhos somada ao tubo de raios catódicos.

Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Nipkow. Quatro anos depois, em 1924, Baird transmitiu contornos de objetos a distância e no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres para a comunidade científica e logo após assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico.

A Televisão no Brasil

A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950, com a apresentação de Frei José Mojica, e o mais importante, suas imagens e som foram assistidas em aparelhos instalados no saguão do Grupo de Comunicação Diários Associados. Já no dia 10 de setembro, acontece a transmissão de um filme onde Getúlio Vargas falava sobre seu retorno à política, e finalmente no dia 18 de setembro a TV Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3, foi inaugurada para fazer história no país. Era a concretização do sonho de um pioneiro da comunicação no Brasil, iniciado por Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, que já controlava uma cadeia de jornais e emissoras de rádio chamada Diários Associados.

Chateaubriand Teve uma grande ideia, Primeiro encomendou à fabricante RCA equipamento para duas emissoras de televisão. Segundo, a antena foi instalada no edifício do Banco do Estado de São Paulo. Como resultado, todos na região puderam ver o programa “TV na Taba”, apresentado por Homero Silva, esse foi o primeiro programa transmitido no Brasil e contou com a participação de Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Lolita Rodrigues, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, do jogador Baltazar e da orquestra de George Henri.

Logo já na estreia, a TV Brasileira iniciou mostrando seu poder de improviso, ou seja, o velho jeitinho brasileiro, veja a situação, no dia da Inauguração, eram apenas duas câmeras de captação de imagens, entretanto, horas antes do começo da transmissão uma das câmeras não funcionou, como resultado, os técnicos americanos da empresa RCA aconselharam que a inauguração fosse marcada para uma outra data, porem lá estava o diretor Cassiano Gabus Mendes, pioneiro do Rádio, ao qual decidiu ir ao ar mesmo só com uma das câmeras funcionando. 

Consequentemente a tudo isso, em uma grande sacada de marketing, a transmissão foi assistida através de aproximadamente 200 aparelhos, que haviam sido importados por Chateaubriand, e depois espalhados gratuitamente em pontos estratégicos da cidade onde havia grande circulação de pessoas, como bares, lojas etc.

Com a ajuda de profissionais de rádio, jornal e teatro, as transmissões começam sempre às 18 horas e o primeiro telejornal, “Imagens do Dia”, foi ao ar neste período.

Faça o download do conteúdo complementar desse módulo
Logo Estudio Mix Cursos Online